A ilusão do socialismo e o capitalismo que funciona

bligo-Socialimso.jpgNaveguei por vários Blog´s das comunidades Bligoo e constatei  na parte política o enaltecimento do socialismo. Elogiando o paraíso perdido do socialismo. Nenhum deles indica um modelo existente real de socialismo. Se é um bom sistema político deveria ter várias Nações  que lhes sirvam de modelos para esse tal enaltecimento? O que eles proferem é o socialismo utópico, irreal num mundo real.

O socialismo é a grande ilusão do século XX. Embora prometesse a prosperidade, a igualdade e a segurança, só proporcionou pobreza, miséria e tirania. A igualdade foi alcançada apenas no sentido de que todos eram iguais em sua miséria. Se a população não tem sapato, utiliza o chinelo. Todos estão satisfeitos. Olha o modelo cubano com a libreta de alimentação.

Na realidade o socialismo lembra a piada russa, Russian Reversal, o sistema dirige você. 

Os socialistas não admitem  o fracasso ao redor do mundo. Eles comparam o socialismo puro, que é uma Utopia, na ausência de sua eficiência no mundo real, com o capitalismo real, imperfeito, o que lhes permite afirmar que o socialismo é superior ao capitalismo. Não existe no socialismo um modelo de Nação que lhe sirva de parâmetro. 

O mundo é imperfeito por natureza e se não fosse qualquer sistema político funcionaria. Em um mundo perfeito, com cidadãos perfeitos, recursos infinitos  qualquer sistema econômico ou político funcionaria perfeitamente.

 Vivemos num mundo imperfeito, com cidadãos imperfeitos e recursos  limitados. Para que haja equilíbrio o sistema econômico a ser escolhido  deve promover a eficiência econômica. Qual o  sistema que mais adapta a essa característica? É o capitalismo com todas as imperfeições possíveis, que tem algumas características, incentivo, lucro e direito a propriedade. O direito a propriedade é uma das características do desempenho do ser humano. O socialismo real não tem incentivo, não tem direito a propriedade, tudo é centralizado e o objetivo principal  é o Estado.

Interessante nesse debate entre capitalismo e socialismo, o ser humano, o cidadão, o refugiado, opta pelo lado mais prático,  procura refugiar-se no capitalismo, sendo  a imagem desse modelo os Estados Unidos. Ninguém procurar trabalho em Cuba, na Rússia, China, etc. Eles fazem a mesma escalada do ser humano que saiu da África para outros continentes para sobrevivência   Por que todos fogem e viajam enfrentando perigos  para chegar ao "império capitalista do mal "? É uma boa pergunta para os socialistas responderem.

Existe uma piada russa que diz: Qual o melhor inferno, capitalista ou socialista?

É claro que é o socialista. Um dia faltam fósforos, outro dia falta combustível, no outro -- o caldeirão é levado para reforma ou os diabos estão em reunião do partido.

A principal diferença entre o capitalismo e o socialismo é : o capitalismo funciona.

|

Comentarios

nossa cara isso é bem interessante, gostei bastante.

vlws

Não li exatamente os mesmos artigos que o autor, mas minha visão sobre socialismo e capitalismo é bastante diferente. O socialismo não é uma apologia a algum sistema existente ou que existiu; de fato, o socialismo do século XXI aponta a outras direções possíveis, partindo por exemplo, da inclusão de liberdade política no sistema - coisa que não ocorreu no leste europeu, menos ainda na URSS e tampouco acontece em Cuba. Talvez algo diferente pudesse ter acontecido no Chile não fosse o golpe de estado de Pinochet com o respaldo e assessoria da CIA - comprovado por extensos documentos e publicações de ex-agentes, como aqui neste artigo.

Evidentemente há justificativas históricas e contextos econômicos que servem de justificativa - como o embargo a Cuba e os mais de 60 intentos de assassinar Fidel, que dificultam a estabilidade política na ilha. Não me interessa entrar no mérito, apenas apontar que ninguém defende que o socialismo existente ou passado foram perfeitos e sim são experiências válidas para a apreciação de erros e acertos para o desenho de um futuro melhor.

Não acredito que o mais capitalista dos brasileiros ou ainda, um opositor ferrenho ao regime cubano hesitaria, por exemplo, em admitir que a medicina cubana é exemplar e que nao ter crianças de rua ou sem teto ou sem terra é um grande logro. Analogamente, seria parcial não reconhecer o potencial dos avanços no âmbito das tecnologias das comunicações - que entre outras coisas, nos permitem este debate - no âmbito dos países desenvolvidos, em particular EUA.

A chave da questão, por trás do socialismo hoje e sempre, é o humanismo como vetor definitivo da sociedade. O bem estar social acima do bem estar individual, sacrificando para isso ilusões de felicidade endógenas ao capitalismo como a ¨liberdade¨ de poder comprar o que quiser, a qual é condicionada, em primeiro lugar, ao poder de compra, ou seja, uma liberdade aliada ao status ou classe social. 

Entendo que o Bligoo é uma ferramenta livre, mas a comunidade que circula tem uma tendência humanista, ainda que muitos sejam capitalistas reformistas - que não é o meu caso, sou socialista mesmo. Neste aspecto, a defesa de mudanças na estruturação psico-social (em particular os costumes de sociedade de consumo) e econômica (capitalismo neo-liberal) da ordem mundial (mais especificamente ocidental) devem obrigatoriamente ser parte da agenda desta plataforma: por um mundo mais ¨bonitoo¨

BEM  QUASE Q IMPOSSIVEL O SOCIALISMO  VIR A  FUNCIONAR NO BRASIL ...ACHO BEM POUCO PROVAVEL...A SOCIEDADE JA ESTA PROGRAMADA  A DESEJAR RIQUEZAS ..CONQUISTAS PESSOAIS...ENFIM O SOCIAL EMBORA EXERÇA  PAPEL DE PROTAGONISTA NA VIDA DE ALGUEM FICA PARA TRAZ QNDO O ASSUNTO É "CAPITAL".....

O Socialismo de Karl Marx, o Socialismo Científico de fato nunca existiu.... fico triste por viver num mundo q vc deve satisfações incessantes, que é sempre preciso comprar mais uma calça da Collci, que é necessário ter um perfume importado, que é preciso ter um TV de plasma ou o último carro do comercial da tv. No Socialismo não existe miséria, pois todos estão numa mesma condição, crianças não morrem de fome, não morrem de doenças curáveis, drogas, se prostituem a fim de obter alimento.... como aqui neste sistema capitalista de louco, que só reprime a quem não tem nada e que exalta a quem tem muito. É insanidade criticar um sistema deste tipo, embora eu saiba os defeitos existentes, a falta da liberdade do povo cubano. Nós deveríamos apoiar p que este sitema um dia chegue a etapa final como Marx falou, a do Comunismo, em que não teria mais Estado, deferenças de classes e misérias. O Socialismo por si só não consegue se desenvolvver, se não tem apoio de outras nações. Se isso continuar a acontecer, certamente se deteriorará, assim como está acontecendo. Respeito sua opnião César, pois nosso mundo é feito disso, de diferenças, até agradeço por ceder espaços, mas pense nessa utopia da melhor forma, através dos mínimos detalhes, de um povo educado, sem angústias e amarguras, de um mundo mais justo... QUE O MUNDO PENSE MELHOR, NÃO COMO FIDEL OU RAUL CASTRO, AINDA MELHOR! QUE O NOSSO MUNDO REFLITA E ACABE COM A MISÉRIA..... 

O problema do socialismo é que as pessoas são corruptas por natureza...

A corrupção destroi o ideal socialista...

O problema do capitalismo é que tende sempre a caminhar para a exploração selvagem das pessoas e recursos, pois não olha a meios para atingir os lucros. Não há limite para as grandes corporações, pois a natureza humana (a mesma que melhor se enquadra com esse sistema económico) é sempre obter mais poder, neste caso, poder financeiro.
Hoje isso nota-se mais que nunca. A que custo nós temos acesso tão fácil a telemóveis, produtos informáticos como você mencionou?
O mundo precisa de solidariedade e os lucros que ficam concentrados nas grandes empresas impedem isso criando injustiças tais como a exploração dos recursos dos países chamados do 3º mundo. Se todos os países fossem como os Estados Unidos, precisaríamos de 4 planetas terras para suprir as necessidades de todos os habitantes. Por isso em África morre-se à fome enquanto logo ali mais ao lado na Europa vive-se à grande. Isso é uma tendência que tende a aumentar pois até mesmo nas grandes cidades como Nova York há cada vez mais pessoas sem casa e por isso as revoltas sociais cada vez mais se multiplicam nos países chamados desenvolvidos.
O socialismo não mostrou ser solução para os problemas do mundo, mas o capitalismo muito menos. E tal como o capitalismo, o socialismo tem as suas vantagens e desvantagens. Não apregoo que comunismo é a solução para os problemas mundiais, mas assusto-me quando vejo defensores ferrenhos a defender o capitalismo como se fosse a solução. O seu artigo até nem defendia bem isso até que no final vc diz que ao contrario do socialismo, o capitalismo funciona. onde? em Africa? Ou nos USA?
 

Muito obrigado pelas respostas, bem esclarecedores!

infelizmente todos estao errados sei que o socialismo nao e sistama economco para um pais que quer  evoluir

Pra você o que é evolução, esta questão de evolução é um pouco sobjetiva, opis você fala em evolução em termos capitalistas, o que é evolução pra você, pode não ser evolução para um socialista.

nao quero dizer que seu artigo esta errado, mas, sobre o capitalismo funcionar, me desculpe mas ele so funciona para aqueles aproveitadores qu detem o poder no sistema, politicos , as pessoas da  "elite", e claro que para eles nao falta conforto e luxo, ja que roubam todo dinheiro que deveria ser direcionado a educação,saude e etc... mas e os outros, os que realmente pagam seus impostos (com o dineiro suado), o que eles ganham? o que resta? claro que nada! 

Eu nao sou nm uma morta de fome, e nem sou tão contra o capitalismo, tem ate certas coisas que penso ser relevante, como uma " valorização " do estudo, apesar de meio torta, porem, a maior parte dele é desigualdade. Então nao diga que ele funciona, por que pra muitos e uma tortura. Experimente conhecer algum país socialista(profundamente) e depois produza um artigo, se sua opnião nao mudar, PACIENCIA!

Eu acredito que nenhum sistema funcionará se não houver consciência, respeito e compaixão com o próximo! Creio que o Socialismo nunca funcionou pelo fato de que nunca foi aplicado corretamente! Veja bem: aqueles que gerenciam um governo socialista tem sido ditadores implantando seus regimes que privam a população da propriedade, da opinião, exterminam os opositores e os bens adquiridos são utilizados para sustentar luxos enquanto a população se vê em condições de pobreza! Não precisamos mudar o sistema! Se no próprio capitalismo o lucro adquirido através dos tributos fosse repassado de forma coerênte a população através de programas sociais, educação e serviços de perfeita qualidade, teriamos a necessidade das grandes coorporações de melhorar os mesmos serviços para obter lucro, assim aumentando a concorrência, diminuindo valores e aumentando a quantidade de empregos. Com investimento em educação, teriamos mão de obra qualificada para preencher essas vagas e assim o desenvolvimento não só coorporativo mas também melhoria na qualidade de vida! Onde entra o socialismo aqui? No gerênciamento do estado: com um governo legítimo administrando os excessos através dos tributos e programas sociais para redução da miséria e possibilidade de ingressar pessoas nas escolas e no mercado de trabalho! São conceitos existentes no socialismo e é algo possível!

Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar